A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (17) Raphael Montenegro, Secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, e dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes, suspeitos de negociar com uma facção criminosa a transferência de bandidos para o Estado. A operação Simonia, feita em conjunto com o Ministério Público Federal e o Departamento Penitenciário Federal, apontou que a cúpula da secretaria combinava a vinda de presos de penitenciária federal, a entrada de ítens ilegais nos presídios e a soltura de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, “um criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes”.
A investigação aponta que os desvios foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio dos traficantes e outras vantagens ilícitas.
Além dos três mandados de prisão temporária também são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.