A queda de paredão em um cânion no lago de Furnas, em Capitólio, no Estado de Minas Gerais, deixou pelo menos sete mortos e dezenas de feridos na manhã de sábado (08). Os bombeiros confirmaram que a maioria foi atendida e liberada. Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que a pedra de grandes proporções se desprende e atinge três embarcações. Alguns turistas perceberam que o acidente iria acontecer e alertaram para as lanchas mais próximas. “Tira a lancha, vai cair”, é possível ouvir.
O presidente Jair Bolsonaro classificou a tragédia como “lamentável e triste”. O governo federal acionou a Marinha, o Ministério da Defesa e da Defesa Civil Nacional e o Ministério do Desenvolvimento Regional para ajudar nas buscas, apoio, resgate e remoção de feridos para a Santa Casa de Capitólio e hospitais de cidades próximas.
Segundo nota do governo, “fortes chuvas atingem o estado de Minas Gerais, e a Defesa Civil Nacional monitora as localidades, tendo recomendado a interrupção das atividades turísticas no local e alertado para o risco de atividades como essa em regiões afetadas pelas tempestades”.
Também em nota, o Ministério da Defesa informou que a Marinha deverá instaurar inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.