Uma das maiores revoluções na pesquisa, ensino e difusão de conhecimento da história do Brasil. É o que promete o projeto do deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB-CE), que está buscando o apoio do presidente Jair Bolsonaro, com quem tem ótimo relacionamento, para fazer da Universidade Federal do Vale do São Francisco uma referência e uma grande potência do agronegócio, agrosaúde e medicina.
Será algo inédito no país. Por isso, o deputado se encontrou nesta semana com a médica Nise Yamaguchi, uma das mais respeitadas profissionais da área de oncologia, e o reitor da instituição, Paulo César Fagundes Neves, na residência do Dr. Raul Canal, em Brasília. Eles acerteram os primeiros detalhes da iniciativa.
O objetivo do deputado Delegado Cavalcante é fazer do Nordeste uma região única no país em diferentes áreas, incluindo a produção de vacinas. A Universidade Federal do Vale do São Francisco seria o local ideal para estudantes e profissionais desenvolverem novas idéias e projetos. O Estado do Ceará será o ponto de partida.
Atualmente, a instituição existe em Pernambuco, Bahia e Piauí, mas com a transposição do rio São Francisco sua área de abrangência seria ampliada. O presidente Bolsonaro, abraçando a ideia, vai revolucionar o Nordeste brasileiro e o norte de Minas Gerais, onde nasce o Velho Chico, como nunca antes na história do Brasil.