Além de ser demitido da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Rita também será expulso do PDT. A decisão foi anunciada nesta sexta (18) pelo presidente do partido, Carlos Lupi, nas redes sociais. As duas medidas acontecem após Ricardo se envolver em uma polêmica em que defendeu o uso da suástica nazista como liberdade de expressão. Ele levantou essa bandeira depois que um vídeo de um jovem usando uma braçadeira com o símbolo do nazismo viralizou. Na gravação, ele caminha por um shopping em Caruaru e é repreendido por outros frequentadores, até ser expulso do local.
“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, postou o ex-secretário, que é formado em Direito, mas supostamente desconhece que apologia ao nazismo é crime federal no Brasil.
O artigo 1º da Lei 7.716/89 diz que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
No início da tarde, o PDT divulgou uma nota oficial informando que Ricardo foi afastado previamente e que vai entrar com a tramitação necessária para sua expulsão do partido.
Imagem: redes sociais