A médica Nise Yamaguchi e o deputado estadual Delegado Cavalcante conheceram nesta sexta (20) o curso de Medicina Regenerativa do Instituto do Osso e da Cartilagem, em Indaiatuba, São Paulo. Eles estavam acompanhados do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Prof.Dr.Paulo Fagundes. O objetivo é levar o tratamento, que prevê a recuperação de pacientes com mais eficácia, reduzindo os custos do SUS, para várias regiões do país.
O curso é uma pós-graduação para médicos e tem a liderança do Prof.Dr.José Fabio Lana. São doze módulos e a avaliação final acontece em Miami, nos Estados Unidos. “Nós tivemos a chance de conhecer um pouco das partes teórica e prática do curso. A medicina regenerativa hoje atua em várias especialidades, inclusive na ortopedia, vascular, endocrinologia, neurologia etc . Esse curso ensina o profissional a cuidar melhor do seu paciente na saúde mental, física, e na parte da nutrição, para que recuperá-lo melhor”, afirmou Prof.Dr.Paulo Fagundes.
De acordo com a ideia da Dra. Nise Yamaguchi a ação vai diminuir os custos do SUS, diminuindo as complicações de doenças como diabetes, artroses e evitando amputação de membros. O próximo passo agora é desenvolver o projeto piloto e apresentar para instituições de ensino e pesquisa.