O governo federal enviou para Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na segunda (21), uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), coordenada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, para prestar assistência à prefeitura no atendimento à população afetada e adotar as medidas necessárias. O Ministério Público do Estado cobrou esclarecimentos nesta terça (22) a Defesa Civil da cidade sobre as medidas tomadas em relação ao risco de deslocamento de rocha durante o forte temporal. As respostas precisam ser enviadas em 24 horas.
“Trouxemos técnicos do nosso departamento de obras, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), além de colocar à disposição de todo o povo de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Nosso objetivo é, juntos, vencermos mais esse desafio”, afirmou o secretário.
As chuvas voltaram a provocar tragédias no último domingo em Petrópolis. Cinco pessoas morreram, uma foi resgatada com vida e três estão desaparecidas. Foram registrados 634 desabrigados, além de 126 ocorrências, das quais 107 foram deslizamentos, de acordo com a Defesa Civil de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros do Estado.